Danilo Scaliante – 7 JOR
Estamos apresentando nesta seção depoimentos de repórteres cinematográficos de Foz do Iguaçu. A câmera que será analizada será a Filmadora Profissional Mini DV Panasonic AG-DVC60 3CCD. Também traremos a opinião do profissional da área Marcos Mainardes, atualmente trabalha como cinegrafista de externa em produções comerciais na Foz TV.
A Filmadora Profissional Mini DV Panasonic AG-DVC60 3CCD, é mais conhecida por DVC60, e é considerada uma câmera profissional por muitas emissoras de TV’s e produtoras, pelo fato de ter uma maior mobilidade. Por ser uma filmadora leve e com opicionais de zoom
digital 16x e um visor lateral LCD de 2 polegadas e meia colorido e ainda tem a opção de ser usada no ombro, o que acaba facilitando para certos tipos de imagens. Muitos profissionais da área preferem a DVC60 do que algumas câmeras digitais mais atuais pelo motivo de ter uma qualidade maior na iluminação. Em muitos lugares escuro as filmadoras perdem a qualidade de imagem, e acaba acontecendo o chamado de “imagem granulada”, que é a perda de luz. A DVC60 tem uma opção a mais na iris (abertura que controla a entrada de luz na câmera), o que facilita na filmagem noturna.

O cinegrafista da Foz TV Marcos Mainardes tem 16 anos de experiência como cinegrafista, e já atuou como diretor de imagens, editor de imagens e operador de master, trabalhou na TV Naipi (SBT), TV Cataratas (Rede Globo), Foz TV e Focos Produções. Atualmente o cinegrafista trabalha não somente com a DVC60, mais opera tbm a câmera Sony HVR-HD 1000U.
Marcos Mainardes – “A DVD60 é uma câmera muita boa de trabalhar, ela tem vários recursos que eu gosto, mais sem dúvida o que mais se destaca na DVD60 é o ganho de luz que ela tem a noite. Muitas vezes o local onde vamos fazer filmagens não tem uma iluminação adequada e a filmadora tem a opção de clariar a imagem, ajudando o cinagrafista. Já a Sony 1000 quando é gravada no HD a qualidade da imagem é impressionante, só que ela não possui a opção de poder dar um ganho na luz, prejudicando o nosso trabalho porque a imagem perde muita qualidade”.
Marcos Mainardes é cinegrafista da Foz TV.
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